Olá, seus lindos, tudo bem?

Quem acompanhou 2016 aqui de pertinho viu que foi um ano de mudanças de hábitos para mim. Decidi que queria ficar mais saudável e, depois de muitas tentativas, conseguir mudar minha alimentação e começar a praticar exercícios. Uhuul o/

O mais legal de ter começado essa fase fitness foi ter descoberto uma coisa que nem imaginava que fosse curtir tanto: correr. Gente, eu simplesmente viciei hahaha Passei a intercalar os treinos funcionais na academia com dias que corria na rua e foi o que me estimulou a continuar na linha saudável. Comecei a participar de algumas corridas de rua e agora sou apaixonada real oficial hahaa

Claro que toda essa caminhada teve a ajuda da minha personal, Kelly, que é uma fofa e arrasa nos treinos e na preparação para todas as corridas. Ela sempre aparece comigo e com a Fabi lá no @santinasesaradas e é a grande responsável por me acompanhar e me incentivar a continuar a praticar exercícios.

Como sei que muita gente também quer começar a correr, tive a ideia de convidar a Kelly para falar um pouquinho de como podemos começar a correr. Bora ver as dicas?

Como falamos para vocês, eu comecei do zero e foi tudo sendo feito aos pouquinhos. É preciso sempre ter em mente que precisamos começar aos poucos e ir aumentando a intensidade com o tempo. E também não é da noite para o dia que você vai conseguir correr 10 km de uma vez. Por isso, nossa ideia foi dar uma ideia para vocês de como começar a correr e a se preparar para corridas menores, de 5km, por exemplo.

Antes de mais nada, precisamos começar aquecendo. Então, antes de correr, a Kelly sugere sempre uns 10 minutinhos de caminhada. Passados os 10 minutos, começamos a correr. No nosso caso, fazíamos uma corrida de 30 minutos e, no final, ainda caminhamos mais 10 minutinhos para finalizar. Ah, e também é importante fazer um alongamento para não ficar dolorida (confesso que nos primeiros dias vai doer sim hahah #ficaadica).

Um programa que a Kelly sugeriu para se preparar para uma corrida de 5 km, seria mais ou menos assim:

  1. Na primeira semana, começar correndo 2 minutos, intercalando com 2 minutos de caminhada para dar um descanso e recuperar a frequência cardíaca;
  2. Na segunda semana, já tentamos aumentar o tempo de corrida, fazendo 3 minutos correndo para 2 de caminhada;
  3. Na terceira semana, aumentamos o tempo da corrida para 40 minutos, tentando aumentar o tempo correndo com menos tempo de descanso. Corremos 4 minutos para 1 minuto de descanso;
  4. Na quarta semana, começamos a correr 5 minutos direto com 1 minuto de descanso;
  5. Na quinta semana, corremos 6 minutos para 1 de descanso;
  6. Na sexta semana, corremos 7 minutos para 1 de descanso;
  7. Na sétima semana, corremos 8 minutos para 1 de descanso;
  8. Na oitava semana, corremos 9 minutos direto;

Acho que a dica que eu deixou para vocês, por experiência própria, é a constância dos treinos. Gente, ficar sem treinar por uma semana já faz uma baita diferença no corpo. Quando você volta, parece que precisa correr atrás do prejuízo hahaha Então, não deixem a preguiça vencer e treinem seeeempre!

Como disse para vocês, eu gosto mais de correr na rua, mas como a Kelly disse, também é possível fazer esse tipo de treino na esteira. Então, achem o que mais agrade vocês. O importante é a gente estar em movimento, né?

kelly

Espero muito que vocês tenham gostado! E quero saber de vocês: quem aí também curte corridas? Preferem correr na rua ou na esteira? Comentem aqui que eu quero saber!

Beeijos <3

  1. Trasformação
    21/12/2016

    Quero muito começar a correr, vou começar por essas dicas. adorei!!!

  2. Aline
    12/01/2017

    Niina,
    Você me inspirou a começar a corrida de rua! Obrigada por compartilhas essas dicas :)
    Beijos