A base é a parte principal de  toda a maquiagem! Então, para ter uma make perfeita, a pele tem que estar bem preparada. Não adianta nada um esfumado lindo nos olhos e aquele batom bapho na boca, se a base não está boa!

O ideal é testar a base antes de comprar, principalmente para acertar no tom! Teste no rosto e também no pescoço para ver se o tom dela condiz com o de sua pele. Geralmente nosso rosto é mais claro que o resto de nosso corpo, então é importante achar um tom que harmonize com o restante. Feito o teste, saia da loja e vá olhar em luzes diferentes, pois nem sempre a iluminação da loja é boa.

As mais branquinhas podem optar por beges mais claros, enquanto que as mais morenas podem escolher os tons de bege amarelados. Já para as negras, os marrons mais quentes são os que funcionam melhor com tom da pele.

base 2

Escolhida a cor, surge outra questão: qual o tipo de base ideal para mim?

Tipos de base

Para peles oleosas e mistas, bases  oil free são mais indicadas. Já para as peles secas, é melhor optar por uma que tenha função hidratante, para que sua pele não resseque ainda mais.

Depois de descobrir o seu tipo de pele e se deseja uma base oil free ou hidratante, ainda há diversos tipos de bases:

Mousse: As bases em mousse geralmente são oil-free, portanto podem ser utilizadas em todos os tipos de pele. Em quem tem pele oleosa, ela consegue dar um aspecto mais sequinho sem deixar muito pesado.

Liquida: A mais democrática e minha preferida, indicada para todos os tipos de pele dependendo o acabamento. Geralmente tem um feito mais natural e não pesa muito no rosto, mas existem boas bases líquidas com alta cobertura também.

Em pó: Ótima para quem tem pele mista ou oleosa, já que o pó cobre a pele e deixa com um aspecto seco e sem brilho. Perfeito para quem gosta de um acabamento mate.

Compacta: Pode utilizada por todos os tipos de pele, mas em peles oleosas e mistas deve se tomar um pouco mais de cuidado na aplicação, dosando a quantidade. As bases compactas costumam ter efeito opaco e uma boa cobertura.

Bastão: Por ser mais firme, é ótima para dar os acabamentos na preparação da pele, como se fosse um corretivo. Mas cuidado: ela tem um acabamento mais oleoso, tornando o uso mais indicado para peles secas.

Cremosa: Mais adequada para cobrir imperfeições na pele e, ao contrário da base em bastão, tem menos oleosidade. Ainda assim, seu uso se dá melhor em peles normais e secas.

bases

E não se esqueça de que é sempre necessário estar com a pele hidratada e super bem cuidada, para que a make fique ainda mais bonita! E sempre utilize demaquilante antes de dormir, para que seus poros possam ficar livres e para a pele respirar.

É isso meninas, espero que tenha ajudado! Vocês tem algum tipo de base preferida? Já passou pela experiência de comprar uma da cor errada? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Beijos <3

  1. Karla
    17/02/2016

    Amei as dicas Niina, faz um post ensinando a escolher o corretivo perfeito ? Tenho muita dificuldade. Beijos

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      corretivo também é um pouco difícil, né.. mas vou ver de fazer um post sobre corretivo também! beijoos <3

  2. Novo blog, vem conferir: http://thenewblack.blog.br

  3. Tamara
    17/02/2016

    Olá Niina
    Amei suas dicas..Sempre tive dificuldades pra descobrir uma base adequada para minha pele..Amei..adoru muito seu blog e seus vídeos. .Você poderia fazer um vídeo ou um post sobre batons para loiras…Beijo ..sou sua ffã

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      Oii, isso sempre foi uma dificuldade pra todo mundo hahaha mas que bom que eu consegui dar uma ajuda :D beijooos <3

  4. Camila
    17/02/2016

    Amei!!! Tirou minhas dúvidas, sempre fico em dúvida qual base comprar. Pior quando vou escolher o corretivo, nunca sei qual tipo escolher e a cor.

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      ai que legal! mas é sempre assim, acontece com todo mundo hahaha espero que tenha ajudado mesmo <3

  5. Isa Godoy
    17/02/2016

    Niina linda, primeiro eu quero falar que voltarei ser uma leitora do blog assídua (não que fará diferença pra vc, só mais uma leitora kkkkkk, mas queria contar, porque essa disposição de mais conteúdo me animou também hahaha <3) Então Niina, tenho uma pergunta, meio sem haver com base kkk, queria saber se vc poderia me recomendar um creme pra passar de noite no rosto, mas não anti-idade nem nada, só uma que deixe a pele poderosa (parecida com a tua), tipo quero começar a me cuidar mais sabe, ficar gatona em 2016 kkkk eu tenho a pele mista, mas sem acne (só cravinhos mesmo =/) caso isso interfira em alguma coisa na hora de me aconselhar… Beijão Ninaaa <3

  6. VITORIA
    17/02/2016

    NIINA MEU AMOR GOSTARIA DE SABER QUANTO VOCÊ COBRARIA, PARA ME MAQUIAR NO MEU ANIVERSARIO DE 15 ANOS. MELHOR PRESENTE SERIA VOCÊ LA ME MAQUIANDO. BJS

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      oi linda, que honra para mim :D faz o seguinte, manda um e-mail para [email protected], explicando tudo isso e nos falamos por lá, pode ser? beijoos <3

  7. Clícia Mortosa
    17/02/2016

    Ixxii eu já errei meu tom de base um monte de vezes…na “Quem disse Berenice”, por exemplo, eu não sei qual cor comprar, porque sou muito branquinha e nunca acerto. Sempre fica mais escuro que o meu tom mesmo!
    Adorei o post, cheio de dicas bacanas! Beijos Niina

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      isso é normal, acontece com a maioria das pessoas hahaha mas que bom que agora o post pode te ajudar, fico feliz :D beijoos <3

  8. Anália
    17/02/2016

    Muito completo esse post! Amei. Minha dificuldade sempre foi achar o tom certo da base. Obrigada pelas dicas Nina, beijo!

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      fico muito feliz que tenha gostado, adoro ajudar vocês assim :D beijooos <3

  9. Gabi Braga
    17/02/2016

    Amaaando os posts do blog <3

  10. Adorei o post,sempre erro quando compro…

    • Niina Secrets respondeu
      29/02/2016

      é muito bom ter uma certa ideia de qual base comprar né!? é muito difícil saber qual a melhor pra gente.. mas agora é só seguir sempre esse post hahaha beijoos <3

  11. Bárbara Almeida
    17/02/2016

    Eu gosto muito de usar base mousse. Minha pele é oloeso, então ajuda bastante em disfarçar isso.

    beijos, http://loveiscolorful.com/

    • Niina Secrets respondeu
      01/03/2016

      muito bem! seguindo as dicas direitinho hahahah beijo lindona <3

  12. Mari Guimarães
    17/02/2016

    Amei as dicas!! Vai ficar mais fácil decidir a base agora kk!!

    http://www.meninatecontei.com/?m=1

  13. Natalia Andrade
    17/02/2016

    OIII, Adorei as dicas e agora eu sei qual base certa para comprar para minha pele….um bjs <3

  14. Giordanna
    17/02/2016

    Nina, sempre tive uma dúvida. Minha pele é bem clarinha e meu rosto tem regiões avermelhadas (principalmente as bochechas). Na hora de comprar a base, sempre é o tom mais claro das marcas, porém elas não cobrem tão bem o avermelhado, e o próximo tom fica escuro. Fico sempre na dúvida de comprar uma base de fundo amarelo ou rosado. Tenho uma base da Mac na cor NW20, mas é muito amarela. Já estou desistindo de achar a base perfeita! :(

    Um beijão! Sigo seu Snap todos os dias!! me manda um beijo lá? hahhaha
    Muito sucesso linda!!

    • Niina Secrets respondeu
      03/03/2016

      oi Gi, essa dúvida é bem comum. o que você pode fazer é passar um corretivo amarelado nas regiões avermelhadas e depois a base no rosto todo ;) espero que tenha gostado da dica, beeeijos!

  15. Vitória Sá
    17/02/2016

    Adoreiiiii o post, Niina hahaha arrasou, como sempre! <3
    Sou maquiadora, suuuuuuper gostei do seu post hahaha ótimas dicas! Te adooooro e admiro muito o seu trabalho! Sucesso sempre! <3

    • Niina Secrets respondeu
      01/03/2016

      como é bom saber que pessoas assim que trabalham mesmo com a maquiagem, me admiram! obrigaaaada meesmo e siga todas as dicas haha beeeijo <3

  16. Anna
    18/02/2016

    Você é absolutamente maravilhosa! Admiro muito a sua pessoa e o seu trabalho. Te acompanho a muito tempo e fico extremamente feliz em ver o quanto você cresceu, evoluiu e aperfeiçoou. Tenho muito orgulho de você. E continuarei aqui, firme e forte acompanhando sua jornada e seus próximos passos. Amo você, mesmo.

    • Niina Secrets respondeu
      01/03/2016

      ai que lindaaa *-* é ótimo saber que tenho seguidoras tão antigas assim! adoreeei e continue mesmo me acompanhando sempre hahaha <3

  17. Paloma Gomes
    18/02/2016

    Adorei as dicas, ainda não sou boa nesse quesito! rsrsrs
    Beijos linda <3

  18. Julia Xavier
    18/02/2016

    Dicas incríveis para as iniciantes em maquiagem. :)

  19. Mayara Quirino
    18/02/2016

    Olá Niina…
    1. Tenho péssimo problema com base e corretivo, eu sou extremamente branca,meu fundo é rosado, mas pra achar uma base ideial é muito dificil, pois ou é amarelada d+ ou rosada d+, nunca fica igualado com tom de pescoço que parece ser tom mais amarelada, mas no rosto como vc disse é realmente mais claro rsrsrsrsrs Oh dificuldade.
    2. Assim como vc tinha, mas beeem pior rsrsrs tenho muita acne e gostaria de dicas de corretivos e bases que relamente as cobram, por ser mt branca elas são muito vermelhas e é dificil cobrir. Em breve tbm farei o uso do roacutan, vi seus videos e me ajudaram muito,esclareceram muitas coisas.
    Obrigada e muito mais sucesso. Bjos

  20. Brenda
    18/02/2016

    Aaameeeei .. vc arrasa em tuuuudo linda

  21. Bruna
    19/02/2016

    Qual o pincel mais indicado para passar base? Qual base você indicaria para quem tem pele oleosa ?

    • Niina Secrets respondeu
      02/03/2016

      eu pessoalmente gosto muito de passar a base com o Flat Top e a base Oil Free, ou própria para esse tipo de pele!!

  22. Ana Beatriz
    20/02/2016

    Eu posso usar duas base tanto a líquida quanto a em pó no meu momento

  23. Franci Pacheco
    20/02/2016

    meu tipo de base preferida é a líquida, já aconteceu de eu comprar cor errada sim, mais escura.. mas aí misturei com uma clara e deu tudo certo o/

  24. luiza mansini
    23/02/2016

    nina estou amando as suas postagens no blog e os seus vídeos no canal, mais eu gostaria de pedir que você fizesse um vídeo mostrando a sua penteadeira, um beijo!!!

  25. Maria Rodrigues
    08/04/2016

    Niina, seus posts estão me ajudando muuuuito! Decidi cuidar de mim, ficar mais bonita e vc está me ajudando muuuito ! bjs

    • Niina Secrets respondeu
      11/04/2016

      Que lindaa! Fico tão feliz quando ouço isso, que ajudo vocês, que só faço com que vocês se sintam bem e com energia! Hahaha
      Obrigada Maria, beijo <3

  26. Aline
    16/05/2016

    Minha maior duvida sempre foi a cor de base que usar para meu tom de pele,e a diferença de base liquida com a em pó.Mais depois do video e do post exclareceu todas as minhas duvidas

    • Niina Secrets respondeu
      24/05/2016

      Fico feliz que tenha tirado suas dúvidas e agora poder te ajudar a escolher direitinho a sua cor ;)

  27. Raquel de Souza Antunes
    16/05/2016

    Oi niina queria saber o nome da base que vc usou no vídeo , minha dificuldade em escolher base é porque minha pele é oleosa e ao mesmo tempo resseca Facial se eu aplico produtos Matte . estou procurando uma base nesse meio termo , a que eu encontrei até agora é a base Naled skin , mais quase 300,00 em uma base não tenho … Tem alguma dica ??

    • Niina Secrets respondeu
      24/05/2016

      A base matte da Vult para peles oleosas é uma boa e não costuma ser muito cara, espero que goste ;)

  28. Giselle zajac
    16/05/2016

    Numa amei o seu video de dicas de nas e os outros eu tenho uma dúvida.que quando você vai na loja provar pra saber seu tom você pode também passando as bases no pescoço uma do lado da outra até vai bem com o seu tom ?????

    • Niina Secrets respondeu
      24/05/2016

      É melhor que não prove uma tão perto da outra, pra não se confundir, mas pode fazer mais ou menos isso sim! Eu indico mais, que dê uma provadinha na mão e depois a que você achar mais parecida, você faça o teste no pescoço ;)

  29. Fernanda Naves
    17/05/2016

    Oi flor! Quero saber quais são as suas cores dessas bases que você sitou..pois você tem o mesmo tom de pele que eu…gostaria de saber pra mim poder comprar também e não errar no tom…beijos.

    • Niina Secrets respondeu
      24/05/2016

      Então linda, na hora nós temos sempre que testar de qualquer jeito! Porque o tom de pele pode ser parecido aqui pelas fotos e vídeos, mas pessoalmente não é tanto, então te aconselho ir e testar as que você achar que mais parecem com você ;) Boa sorte, beijos!

  30. ligia
    13/06/2016

    Olá nina, gostaria de tirar uma duvida, primeiro passa a base ou o corretivo no rosto?

    • Niina Secrets respondeu
      13/06/2016

      Não tem uma ordem certa, sem regras! Cada um usa do jeito que gosta e eu uso cada dia de um jeito :D