Mais um guia de viagem para vocês, uhuuuuul! Dessa vez vou falar de Aruba, um destino que conquistou meu coração (e, pelos comentários no Insta, conquistou o de vocês também) e superou todas as minhas expectativas. Fiz 5 vlogs durante a viagem, inclusive, se inscrevam no canal NiinaVlog para não perder nenhum vídeo. Tenho muitas informações para dar para vocês nesse post, então vamos lá!
Aruba é um país independente localizado no Caribe, uma pequena ilha de 178,9 km² . Os seus vizinhos mais próximos são Venezuela, Curaçao, São Martinho e a Península de La Guajira (Colômbia). One Happy Island é como eles carinhosamente chamam a ilha, que traduzindo seria: “Uma Ilha Feliz” e foi exatamente isso que sentimos durante toda a viagem.
1° Passaporte/Visto: É necessário um passaporte válido. Cidadãos norte-americanos, canadenses, europeus e brasileiros não precisam de visto, nem a maioria dos sul-americanos. Porém, se a escala for em algum país que exige visto, como os EUA, por exemplo, o visto americano (ou do país da conexão) é exigido.
2° Passagem: As companhias aéreas que voam até Aruba (saindo do Brasil) são Avianca, LAN, Copa, American Airlines e Delta, com escalas geralmente em Bogotá, Lima, Miami ou Panamá. A maioria das opções são com escalas de MUITAS horas, mas pesquisando bem e com antecedência é possível encontrar escalas mais curtas. Nosso vôo foi pela Avianca, com escala de 2 horas em Bogotá e custou R$2967,70 (cada), compramos as passagens muito em cima da hora, comprando meses antes fica mais barato (média de 2.300 reais).
3° Hotel: Ficamos hospedados no hotel The Ritz Carlton, que fica localizado em Palm Beach. Um resort muito incrível, pé na areia, com casino, restaurantes bacanas, piscinas, academia, spa… super completo. Nosso quarto era bem espaçoso, cama king (porque cama de hotel é tão boa?), ar condicionado, frigobar, banheira, sacada e vista para o mar <3. A média de preço para esse tipo de quarto (na semana que eu fiquei) 5,300 dólares, mas valores mudam devido a temporada, disponibilidade e tipo de quarto. No site vocês podem fazer uma simulação de valor em vários tipos de acomodações diferentes e em semanas diferentes para comparar valor.
Obs: O café da manhã e nenhuma alimentação está inclusa nesse valor.
4° Dinheiro: A moeda local é o Florim arubano e a cotação é 1 dólar para 1.79 AWG (cotação aproximada de hoje). Recomendo levar dólar e, se necessário, fazer a troca por lá mesmo. Isso, porque todos os lugares que fomos aceitaram dólar ou cartão de crédito e acabamos nem precisando trocar.
Para dar uma noção de quanto vocês devem levar, vou falar valores de alguns passeios e restaurantes que eu e o Fui fomos, mas vale dizer que a quantidade de dinheiro que você deve levar vai depender muito se o hotel for all inclusive, quantos passeios vai fazer, comprinhas…
5° Passeios: Antes de falar dos passeios em si, vou falar a forma como fechamos os passeios: fizemos tudo pela De Palm Tours, uma agência muito legal de lá. O guichê deles (ou pelo menos um deles) fica no hotel Marriot que, por sorte, era vizinho do nosso. O atendimento é ótimo, preços oks e os guias muito animados e engraçados. Não vejo necessidade de comprar os passeios com muita antecedência. Na verdade, acho legal programar os passeios lá em Aruba mesmo, pois assim você pode ver como é, como está o clima, pedir indicações por hotel, enfim.
Vamos para as sugestões de passeios?
– Stand Up/Caiaque/Atividades Aquáticas: o nosso hotel (e muitos outros em Palm Beach) disponibilizam stand up e caiaque para fazer na praia, sem ter nenhum custo. Além disso, tem várias atividades aquáticas para comprar na praia como Jet Ski, parasail, wakeboard, flyboard e o melhor da vida: uma boia puxada por uma lancha. Custou 15 dólares por pessoa e tem duração de 15 minutos. Foi MUITO divertido e consegui mostrar tudo para vocês no vlog 2, então, corre lá que é risada na certa.
– Sunset Catamaran Cruise: Um passeio de aproximadamente 2 horas, super romântico e tranquilo. Custa aproximadamente 57 dólares por pessoa, é open bar e tem lanchinho. A vista é a coisa mais linda, assistir o pôr do sol é muito maravilhoso. Com certeza não é uma atividade para crianças, porque além de beber, assistir o pôr do sol e ouvir música não tem mais o que fazer.
– Jeep Discovery Tour com Natural Pool Swim: Muita adrenalina. Os Jeeps andam super rápido nas ruínas de Aruba e fazem várias paradas diferentes. Paramos na Natural Pool, Natural Bridge, na Alto Vista Chapel e na California Lighthouse (não chegamos a descer do carro). A piscina natural foi uma decepçãozinha, é muito LINDO, mas achei super perigoso (especialmente para crianças e idosos). O mar estava muito agitado, então não era muito bem uma piscina hahaha.
Esse passeio custa 78 dólares por pessoa, não achei as paradas incríveis, gostei mais da animação dos guias.
– Andicuri UTV Off-Road Safari: Esse era um passeio que o Gui queria muito fazer, porque ele adora dirigir. É um passeio em grupo, no nosso tinham mais de 30 carrinhos andando juntos e 2 guias. As paradas são quase as mesmas do Jeep Tour, mas nesse não paramos na Piscina Natural e nem na Natural Bridge, no lugar tem uma praia e o Bushiribana Gold Smelter. As paradas não são incríveis, o mais legal é dirigir na estrada e no deserto.
Para dirigir é necessário ter CNH (mas eles nem conferiram) e ter mais de 23 anos. O preço por carro é de 219 dólares no passeio da manhã e 209 dólares no da tarde.
– Palm Pleasure Snorkel Adventure: Eu adoro mergulhar, sempre fiz esse tipo de passeio com minha família desde pequena e o Snorkel Adventure é para isso mesmo, se jogar no mar. São 3 paradas diferentes com uma duração de aproximadamente 45 minutos cada, em lugares lindos, com muitos peixinhos <3 Uma das paradas é em um navio naufragado na segunda Guerra Mundial, super interessante.
Custa 89 dólares para adultos e 64 dólares para crianças. Eles emprestam máscara de mergulho, colete e pé de pato. É open bar, também tem almoço e lanchinhos. Eu amei <3
– Renaissance Island: Eu fui para Aruba para conhecer os flamingos, era meu sonho. Eles ficam em uma ilha que pertence ao Hotel Renaissance, portanto os hóspedes desse hotel podem ir sempre que quiserem para lá. Eles vendem o Day Use do hotel para não hóspedes, que custa 99 dólares por pessoa (inclui almoço), mas como eu expliquei no vlog 4 não é possível comprar com antecedência ou fazer reserva, basta ir até o hotel pela manhã e ver se tem disponibilidade no dia (na sorte mesmo).
Um barquinho sai do lobby do hotel de 15 em 15 minutos. A ilha é linda e tem duas praias, a Iguana Beach, destinada para famílias com crianças e a Flamingo Beach, para adultos. Ambas são lindas e tranquilas, mar azulzinho e com muitas cadeiras de praia e cabanas.
Mas agora o momento que eu mais queria: vamos falar dos flamingos? hahaha São 6 flamingos que ficam soltos e andando pela praia. Você pode tirar foto e dar comidinha para eles, que vende em uma máquina (leve moedas de 25 centavos de dólar). Eles são bem calmos, adoram a comidinha, mas não gostam muito de “carinho”, então a dica é não ficar passando a mão neles hahaha.
6° Transporte: Muita gente aluga carro para passear por Aruba, acho que é uma opção bem legal se você pretende conhecer a ilha inteira, normalmente não é muito caro, mas garanta que no seu hotel tem estacionamento e se informe do valor antes. Nos passeios que fizemos com a Palm Tours eles nos buscavam e nos deixavam no hotel e acredito que todas a agências trabalham dessa forma, um gasto a menos. Lá tem bastante taxi e é a melhor opção para fazer o trajeto do aeroporto para o hotel.
7° Comida: Aruba é recheado de fast foods e redes de restaurantes americanos, AMO! Acabamos fazendo todas as nossas refeições no hotel, que tem restaurantes ótimos, como: BLT Steak, Solanio, Madero e Divi Lounge. Experimentem a bebida local Aruba Ariba e cerveja Balashi.
8° Comunicação: A língua oficial de Aruba é papiamento, que é um mix de várias línguas , incluindo o português. Porém, todos lá falam, além do papiamento, inglês, espanhol e holandês (também fiquei chocada). Dá pra se virar muito bem só com o português/portunhol, pois eles se esforçam pra te entender e estão acostumados com turistas brasileiros.
9° Quantos dias ficar?: Ficamos 5 dias e achei pouco, ficaria de 7 a 10 dias para conhecer tudo com calma. Apesar da ilha não ser muito grande, tem bastante coisa para fazer, além de curtir o resort maravilhoso, relaxar na praia, na piscina.
10° Compras: Lembrando que lá é um lugar ótimo para compras, tem muitas marcas legais como: Louis Vuitton, Zara, MAC, Inglot, Victoria’s Secret, Furla, Gucci, Michael Kors… os preços são bem parecidos com os gringos, com certeza mais barato que aqui no Brasil. Além disso, lembre-se do (amado) Free Shop e cacarecos, lembrancinhas para família. Ahh, fiquei sabendo que os brasileiros piram nas joias de Aruba, por ter um preço muito bom. Eu não comprei NADA, nem fomos nas lojas na verdade, por falta de tempo mesmo.
Mais informações nos vlogs gente, assistam todos! Espero que tenham gostado, se tiverem mais dicas compartilhem conosco nos comentários <3
Beijos
24/03/2017
Oi Nina. Segui todos seu videos amei tdo, deu ate vontade de conhecer Aruba.. Parabéns. bjos
20/04/2017
Uhuul o/
E eu recomendo! Lá é muito lindo *-*
24/03/2017
Eu gostei muito desse post, muito completo e explicativo, e o melhor: com preços! HAHAHA, beijos, Niina.
29/03/2017
Ai que bom, fico muito feliz que tenha gostado e por eu ter conseguido explicar tudinho hahaha Beijo linda
25/03/2017
Amei muito! Meu sonho é ver os flamingos de perto! Niina, to amando cada dia mais seus posts e videos!
Beijos!
29/03/2017
Nossa, eu amei ter realizado esse meu sonho *-*
Fico feliz que esteja gostando, linda! Beijo
25/03/2017
nossa Niina, que paraíso.. fiquei encantada pelas fotos, e amei esse post bem completinho!
29/03/2017
Lá é um paraíso mesmo, eu AMEI e não queria vir embora não hahaha
26/03/2017
gente esse body marvilhoso na 10 foto, preciso saber da onde é!
29/03/2017
É da Cia Marítima ;)
27/03/2017
Oii Niina,
5,300 dólares a diária do hotel?
Beijos
29/03/2017
Esse valor foi para o casal, todo o período que ficamos lá!
27/03/2017
Niina, adoreeeei as dicas, eu estou vendo tudo para ir pra la na minha lua de mel s2
Vc indica fechar um all inclusive ou acha mais legal poder comer em diferentes lugares?
Beijos!!!
29/03/2017
Depende se você for ficar só no hotel, curtindo as coisas de lá, aí vale a pena um all inclusive. Mas se você for fazer passeios, conhecer outras praias, vale mais a pena comer em lugares diferentes ;)
27/03/2017
que lugar lindo!
Nina, uma pergunta: as fotos deslumbrantes que vc fez vc fez pelo celular ou por camera, go pro…?
Porque vontade de levar minha profissional eu tenho, mas fica bem complicado né! haha
Bjos
Ludmila
27/03/2017
Foi com o celular mesmo, o meu e o do Gui ;)
30/03/2017
Oi Niina! Te acompanho desde sempre e amei tanto os seus vlogs de Aruba que decidi ir para lá na lua de mel! Você sabe me informar quais são os documentos necessários para fazer escala em Bogotá? É necessário cartão de vacina internacional comprovando vacinação contra febre amarela? Mais uma dúvida…. Lá em Aruba tem Uber? Muito obrigada pelas dicas! Amei o post! Beijos!
31/03/2017
Ai que bacana! Vocês vão adorar lá *-*
Pra mim não foi necessário nenhum documento a mais, como carteira de vacinação e coisas assim! E não conseguimos chamar uber ;/
Obrigada linda! Beijo
01/05/2017
Boa tarde Ninna ☺️
Parabéns pelos vídeos , amei . Eu e meu namorado já decidimos nosso destino nas férias .
No último vídeo você disse que as brasileiras que vocês conheceram falaram de um brasileiro que fez um tour com elas e você ficou de deixar o contato no vídeo ,não achei o contato :( teria como você me passar .
Obrigada pelas dicas :D
04/05/2017
E vocês vão pra Aruba? Vão sim, vocês não vão se arrepender *-*
nós não encontramos mais as meninas e não conseguimos pegar o contato ;/
Beijo amore, magina!
10/05/2017
Lindaaaaa
16/05/2017
Niina, qual é melhor, San Adreas ou Aruba ?? To muito na dúvida de qual ir.
24/05/2017
Depende!
San Andres você consegue gastar pouco, já Aruba é mais luxuoso, mais resorts.
Mas os dois lugares são demais *-*